sábado, 3 de abril de 2010

Todos dizem eu te amo


É o 26º filme de Woody Allen (21 vezes indicado ao Oscar e ganhador de 3 – Melhor Diretor e Melhor Roteirista por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e Melhor Roteirista por Hannah e Suas Irmãs). Participam do elenco um grupo de estrelas: Julia Roberts, Alan Alda, Edward Norton, Drew Barrymore, Gaby Hoffmann, Tim Roth, Goldie Hawn e Natalie Portman. Foi filmado em Nova Iorque, Veneza e Paris. O filme homenageia os grandes musicais fazendo com que todos os atores cantem. No entanto, Allen fez questão de que todas as interpretações musicais fossem a partir da voz natural de todos atores, sem grandes agudos e orquestrações. Drew Barrymore é a única pessoa cuja voz real não ouvimos no filme. Ela conseguiu convencer o diretor de que sua voz não era realmente adequada e ganhou uma dublagem (Olivia Hayman). Goldie Hawn canta no filme, mas não com sua voz natural que foi considerada por Allen boa demais para parecer natural. O diretor pediu a atriz que cantasse pior do que ela poderia para poder se igualar aos demais.

O filme tem 101 minutos e foi lançado em 1996. DJ (Natasha Lyonne) é a narradora do filme. Ela é filha de Joe (Woody Allen) e de Steffi (Goldie Hawn). Seus pais se separaram há muitos anos. Sua mãe casou novamente com Bob (Alan Alda), que tem três filhas (Skylar, Drew Barrymore; e mais duas) e um filho. Skylar tem um namorado chamado Holden (Edward Norton).

Após a cena de abertura (“Just You, Just Me”), em que Holden e Skylar se mostram apaixonados e também em que vários cidadões de Nova Iorque cantam em suas vidas corriqueiras, ficamos sabendo que Joe fora deixado por sua última namorada. A família de sua ex-esposa o ajuda, então, consolando-o. O personagem mora em Paris, mas vai freqüentemente à Nova Iorque para ver a sua filha. Numa viagem à Veneza, em que DJ o acompanha, ele conhece Von (Julia Roberts), que é casada, e se apaixona por ela. Von, que mora em Nova Iorque, faz terapia e suas seções são espionadas por DJ e suas meio-irmãs cujo quarto é ao lado do consultório. DJ, então, conhece todos os segredos de Von e os repassa para o pai que se esforça em parecer o homem ideal para Von. Ela se apaixona por ele e os dois começam a se relacionar tão logo ela se separa do marido. Enquanto isso, em Nova Iorque, Skylar é pedida em noivado por Holden e suas duas irmãs mais novas se apaixonam pelo mesmo rapaz, que depois vai escolher apenas uma, um herdeiro de uma fortuna como também elas o são.

Steffi é socióloga e defende a integração social de um ex-criminoso que já pagou por seus crimes na prisão chamado Charles Ferry. Na noite de celebração do noivado, Ferry é convidado para cear com a família e conhece Skylar, enteada de Steffi. Os dois se beijam e Skylar passa a ter dúvidas sobre o seu relacionamento com Holden. O noivado termina para o horror de seu pai, Bob, que, mais ou menos, pelo mesmo período, perde seu pai que falece na sua velhice.

Na Europa, Von decide voltar para o seu marido, cansada do amor ideal que Joe lhe proporciona. Joe está novamente sozinho, enquanto sua filha, DJ, muda toda hora de namorado. Toda a família se encontra em Paris, no Hotel Ritz, onde comemoram o Natal. Numa festa cujo tema é Groucho Marx, Bob por estar doente, não vai. Enquanto os mais jovens de divertem, incluindo Skylar e Holden, que reataram o noivado após ela ter percebido que Ferry mantém sua vida de crimes e que, por isso, não combina com ela, Joe e Steffi vão até a margem do Sena para recordar o passado. Lá os dois refletem sobre a amizade que foi construída após o fim do casamento e dançam uma canção. É quando o filme termina.

A canção “I’m thru with Love” se repete várias vezes durante o filme, cujo título original é “Everyone says I Love you”. Esse título vem de uma música homônima cantada e assobiada pelos Irmãos Marx em “Horse Feathers”, filme de 1932. Destaque também para música “Looking at you”, de Cole Porter.

 

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009The Musical | by TNB