segunda-feira, 24 de maio de 2010
Wicked
“Wicked” é um musical cujas músicas e letras foram compostas por Stephen Schawtz (Godspel, 1971; Pipppin, 1972; O corcunda de Notre Dame, 1996) e roteiro de Winnie Holzman. É baseada na novela “Wicked: the life and times of the Wicked Witch of the West”, escrita por Gregory Maguire. É uma história que fica em paralelo à série “O Mágico de Oz”, de L. Frank Baum, publicada entre 1900 e 1901, e vários outros livros que foram lançados na sequência. O musical estreou em 2003. É produzido pela Universal e dirigido por Joe Mantello. Na temporada de estréia, Idina Menzel (Rent, 1996; Hair, 2001) fazia Ephalba, Kristin Chenoweth fazia Glinda e Joel Grey fazia o Mágico. Em 2004, ganhou dez indicações ao Tony, ganhando os troféus de Melhor Atriz (Menzel), Melhor Cenário e Melhor Figurino.
Wicked conta a história de Elphaba, a futura Bruxa Má do Oeste, e sua amizade com Galinda, depois Glinda, a Bruxa Boa do Norte. O relacionamento entre as duas acaba por suas personalidades serem opostas, com diferentes pontos de vista sobre as situações, o mesmo Love-affair, e as diversas reações ao governo corrupto do Mágico. Assim, a história começa antes da chegada de Dorothy em Oz, vinda de Kansas.
Começa com os cidadãos de Oz comemorando a morte da Bruxa Má do Leste. É quando Glinda desce do céu e começa a contar a história da bruxa, cujo nome é Elphaba. Glinda conta que ela teve uma infância muito difícil sempre sofrendo discriminação pelos cidadãos por causa da cor de sua pele (verde) e também pelo tratamento que ela recebeu do pai, o viúvo Frex, que considerava ela um problema em função das coisas estranhas que aconteciam quando ela estava próximo. A mãe de Elphaba, Melena, deu a luz a outra menina chamada Nessarose, que não podia caminhar, mas que era adorada pelo pai Frex. Quando chegou o tempo, Nessarose foi mandada para a Universidade com Elphaba, sendo que a segunda só estava lá para empurrar a cadeira de rodas da primeira. Na formatura de Nessarosa, a irmã de Elphaba ganhou de Frex um par de sapatos feito de jóias.
Galinda e Elphaba se encontraram na Universidade de Shiz. Galinda oferece-se para dividir o seu quarto com Elphaba, já que Nessarosa tinha o seu. As duas vivem normalmente. Morrible, a dona do lugar onde elas vivem, nota os poderes de Elphaba e pensa ser isso útil para o Mágico de Oz. Então, a anfitriã começa a dar aulas particulares para a hóspede verde. Elphaba pensa que pode ser uma celebridade em Oz se ajudar o Mágico. Galinda e Elphaba brigam por essas idéias.
Doutor Dillamond é um bode que ensina História na Universidade e está perdendo a capacidade de falar. Ele não consegue pronunciar Galinda e diz Glinda. Elphaba promete ajudar o professor. Há outros animais perdendo a capacidade de falar em Oz.
Fiyero, o príncipe de Vinkus, aparece. Ele e Galinda se apaixonam no baile Ozdust. Antes do baile, Galinda ganha de sua mãe um chapéu de bruxa (preto e pontudo) que ela acha feio. Como um presente, ela dá a Elphaba.
Doq é um jovem de Muchkin que é apaixonado por Galinda sem que ela o retribua. Galinda o engana convidando o garoto para ir ao baile onde ele acaba beijando Nessarose que se apaixona pelo jovem. Nessarose fica feliz e grata à Galinda pela chance de viver o amor. Boq diz que se sentiu atraído por Nessarose porque ela é bonita não por pena. No baile, Galinda se encontra com Morrible que tenta convencê-la a praticar aulas de magia também. É quando Galinda fica com remorso por ter tratado mal a amiga (Elphaba) que lhe faz bem, torce por ela. Elphaba, então, chega usando o chapéu dado por Galinda. E todos a ridicularizam.
Em casa, Elphaba conta a Galinda que Frex obrigou sua mãe a comer flores de milho para que Nessarose não nascesse verde como a irmã. O resultado foi que Nessarose nasceu mais cedo do que deveria e a mãe, Melena, morreu.
Um novo professor de história chega à Universidade em substituição a Dillamond. Ele traz um leão medroso enjaulado. Ephalba e Fiyero soltam o leão secretamente. É quando fica-se sabendo que Elphaba está, como Galinda, apaixonada pelo príncipe. Morrible, que tem o poder de mudar o clima, aparece e diz que Elphaba está sendo esperada pelo Mágico.
A cena seguinte acontece na estação que leva para a Cidade das Esmeraldas onde Elphaba está partindo. Nessarose diz que o pai de ambas, Frex, ficará muito orgulhoso da filha. Na estação, também está Boq que cuidará de Nessarose na ausência de Elphaba. Fiyero aparece com flores para Elphaba e lhe deseja sorte. Para impressionar o príncipe, Galinda diz que, em homenagem ao Doutor Dillamond, seu nome agora será apenas Glinda. Elphaba parte, mas antes convida Glinda para ir com ela. Glinda aceita e vai com a amiga.
Depois de um dia na Cidade das Esmeraldas, as duas amigas encontram o Mágico de Oz. Ele convida Elphaba a ser sua assistente pessoal, mas antes pede que, como teste, faça com que seu servo Chistery, um macaco, consiga voar. Para isso, ela deverá usar o Grimmerie, um livro de magia muito antigo. Elphaba facilmente consegue dar asas ao macaco e o Mágico lhe mostra uma jaula cheia de macacos voadores que, então, serão espiões das atividades dos animais. Fora as palavras de Elphaba que transformaram todos macacos em seres voadores quando ela pensou fazer a magia com apenas um. Então, ela percebe que fora usada pelo Mágico que, na verdade, não é um mágico. Ela, então, foge do palácio levando consigo o livro de magia e é perseguida pelo guardas do castelo. Elphaba e Glinda fogem para a torre mais alta do castelo. Lá elas encontram Morrible, a secretária do Mágico, que declara ser Elphaba uma Bruxa Má (Wicked Witch) e que não deve receber confiança. No topo da torre, Elphaba encanta uma vassoura e convence Glinda a se juntar a ela em sua causa, mas Glinda se nega a ir com a amiga. Elphaba desaparece deixando para trás sua única amiga prometendo lutar contra o Mágico.
O segundo ato começa quando, em Oz, um tempo já teve passado e Elphaba já é conhecida como a Bruxa Má do Oeste. Morrible e Glinda terão uma agenda com o Mágico para anunciar o casamento dela com Fiyero e para lembrar como Glinda recebera o título de “Glinda, a boa”. Ela agradece o título, mas diz que não se sente digno dele.
Ao mesmo tempo, Elphaba chega na casa do governo de Munchkinland para pedir ajuda a Frex. Quem governa agora Munchkin é Nessarose que conta a irmã que o pai das duas morrera de vergonha pelas ações de Elphaba na Cidade das Esmeraldas. Nessarose se recusa a ajudar Elphaba até porque ela nunca usou de magia para ajudá-la a andar. Elphaba então encanta os sapatos de jóias da irmã fazendo com eles fiquem vermelhos rubi e possam andar. Boq aparece me vê que sua esposa já pode andar e não precisará mais dele... Ele avisa que um baile acontecerá: o casamento de Glinda e de Fiyero. Irritada, Nessarose murmura uma palavra do livro Grimmarie causando um infarto no marido. Enquanto Elphaba ajuda Doq, Nessarose reflete como ela e o marido oprimiram o povo de Munchkin (A Bruxa Má do Leste). Elphaba salva Boq e Nessarose culpa a irmã pelo que quase aconteceu.
Sem ter conseguido abrigo, Elphaba vai até o palácio do Mágico de Oz para libertar os macacos com asas em troca do seu perdão. Ao descobrir que entre os macacos está o Doutor Dillamond, agora incapaz de falar, Elphaba desiste de ajudá-los e vai até Fiyero, agora capitão da guarda. Glinda aparece e vê Elphaba e Fiyero. O Mágico aparece e oferece a ela uma taça de bebida, o que ela nega. Glinda está furiosa com Elphaba, então, pede que Madame Morrible espalhe a notícia de que Nessarose está em perigo. Morrible concorda e propõe também um ciclone para colocar Nessarose, de fato, em perigo.
Numa floresta escura, Fiyero e Elphaba trocam juras de amor mas são interrompidos pela sensação de que sua irmã está em perigo. Ambos vêem um casa voando pelos ares em direção à Munchkinland. Elphaba corre, mas chega tarde. A casa de Dorothy caíra sobre Nessarose matando-a. Glinda aparece e diz a Dorothy que ela deve procurar o Mágico de Oz trilhando o caminho dos tijolos amarelos até a Cidade das Esmeraldas. Glinda dá à Dorothy os sapatos encantados de Nessarose. Os guardas aparecem e Fiyero deixa com que Elphaba escape. Por isso, ele é aprisionado e torturado até que diga onde a bruxa verde se esconde. No castelo de Fiyero, Elphaba pensa em salvar o protetor, mas, também, começa a aceitar a reputação de má que ela tem.
Boq aparece e organiza com os cidadãos de Oz uma Caça às Bruxas seguindo atrás de Dorothy e seu cachorrinho Totó. Vendo o movimento crescer, Glinda percebe que Madame MOrrible está por trás da morte de Nessarose. Vai, então, até o castelo de Fiyero e pede que Elphaba deixe com que Dorothy parta, afinal, são só sapatos! Elphalba se nega a deixa a garotinha partir. Uma carta do Mágico chega e Elphaba faz Glinda prometer que seu nome não será conhecido. Dá a ela o Grimmerie e as duas juram sua amizade mútua. O grupo (Dorothy e seus amigos) chega ao castelo e Elphaba pede que Glinda se esconda. Glinda, sem poder ajudá-la, vê Dorothy jogar água e aparentemente derreter Elphaba, da qual só sobrou um líquido verde e seu chapéu pontiagudo.
Glinda aparece no castelo do Mágico de Oz e mostra a ele o líquido verde dizendo que só viu um liquido assim na casa do Mágico. É quando é revelado que o Mágico, na verdade, é o pai verdadeiro de Elphaba. Ele e Melena tiveram um relacionamento do passado do qual Elphaba é a filha.
Glinda pede que o Mágico deixe Oz e mande prender Madame Morrible, retornando a cena inicial da peça. Glinda se dirige aos cidadãos de Oz dizendo que o governo será reformado. O Espantalho, amigo de Dorothy, vai secretamente no palácio e descobre que Elphaba está, na verdade, viva. Descobre-se que o Espantalho é Fiyero e que ele foi assim transformado por Elphaba para salvá-lo. Elphaba e o Espantalho vão embora de Oz sem que seu segredo seja revelado.
Há rumores da versão cinematográfica, mas ainda nada foi confirmado.
0 comentários:
Postar um comentário