sábado, 13 de março de 2010

A little night music




A Little Night Music: Música da noite pequena, de uma noite de verão, que é curta.

Musical de 1973 de Stephen Sondheim (1930), que fez as letras de West Side Story (1957) e as músicas de Company (1970), foi adaptado para o cinema em 1977 tendo como diretor Harold Prince que também dirigiu a peça. O título vem da música Eine kleine Nachtmusik, de Mozart e é inspirado no filme sueco de 1955 "Sorrisos de uma noite de amor" de Ingmar Bergman.

Começa com o elenco cantando trechos das músicas e com a chegada de Madame Arnfeldt com sua neta Fredrika. A madame ensina a neta que uma noite de verão ri três vezes: quando jovem, quando faz tolices e quando é velha. A neta promete prestar a atenção nisso. A história se passa na Suécia.

Somos apresentados ao advogado Fredrik Egerman recém casado com Anne que tem só 18 anos. Ela ama muito ele, mas é muito nova para entender o casamento que já dura 11 meses. Ela ainda está virgem. Fredrik tem um filho de 19 anos chamado Hedrik que é seminarista e que é bastante pessimista, o que Anne simplesmente não consegue entender. Anne promete finalmente transar com o marido em breve a conselho de Petra, a governanta.

Uma nova personagem surge: Desiree Armfeld, dona da casa de campo e mãe de Fredrika. Desiree é atriz e por isso sua filha mora com a avó. Fredrika sente falta da mãe, mas Desiree prefere a vida cheia de glamour. Desiree está apresentando uma peça perto da casa de Fredrik. O advogado leva Anne para ver a peça. Desiree e Fredrik foram amantes no passado e Anne percebe a troca de olhares entre os dois. Fingindo dor de cabeça, faz com que o marido a leve para casa. Lá encontram Pedra seduzindo Hendrik.

Lembranças de Desiree no passado surgem na cabeça de Fredrik nessa noite. Ele sai de casa para vê-la. O advogado tenta explicar pra antiga amante que ama a sua esposa embora esteja sem sexo há 11 meses. Desiree, então, diz que não custa fazer um favor ao velho amigo...

A cena muda para Madame Armfeld dando conselhos para sua neta Fredrika.

De volta ao apartamento de Desiree, o Conde Malcoln, amante atual de Desiree, aparece. Ela tenta dizer que o encontro é inocente, mas o conde não acredita e volta para sua casa, para sua esposa Charlotte, que é colega de Anne, esposa do advogado. Charlotte finge não dar atenção às traições do marido, mas pensa numa vingança.

Charlote vai visitar Anne e conta pra ela sobre Fredrik e Desiree. Anne fica aterrorisada e Charlotte diz que uma esposa deve estar preparada para isso, que isso é normal, que todos dias se morre um pouco, embora nem ela, no fundo, goste disso.

Desiree convence sua mãe a dar uma festa na casa de campo convidando Frendrik, Anne e Henrik. Anne aceita por estímulo de Charlotte que propõe que a jovem mostre para a amante velha o quanto ser jovem é superior. Enquanto isso, o Conde Malcoln planeja levar sua esposa Charlotte à festa também mesmo o casal não tendo sido convidado. A festa acontece no dia do aniversário de Charlotte.

O Conde quer chamar Fredrik para um duelo e Charlote quer seduzir o advogado para punir seu marido. O primeiro ato termina quando a festa começa.

O segundo ato começa com o dourado entardecer e os convidados chegando com seus desejos amorosos. Até Petra vem olhando interessada para Frid, o mordomo da Madame Arnfeldt. Os personagens se relacionam... Fredrik fica assustado com o nome da filha de Desiree (Fredrika). Henrik confessa para Fredrika que é apaixonado por Anne. Fredrik e Conde concluem que é muito difícil ficar entediado perto de Desiree.

No jantar, Desiree e Anne se ofendem e todos começam a brigar, com exceção de Charlotte, que flerta com Fredrik, e Hendrik que sai da mesa horrorizado. Fredrika conta para Anne sobre o amor de Hendrik e as duas saem e procura do seminarista. Desiree pergunta para Fredrik se ele não quer que ser salvo de sua própria vida. O advogado responde que ainda ama Desiree, mas ele pra ela é um sonho. Ela canta a música mais linda da peça "Send in the clowns" (Mande os palhaços entrarem).

Anne encontra Hendrik tentando cometer suicídio. Diz a ele que também o ama e os dois ficam juntos. Anne perde a virgindade. Enquanto isso, Frid e Petra também estão juntos e a empregada canta que sua liberdade está ameaçada... Fredrik descobre sobre Hendrik e Anne e que eles querem ficar juntos. O advogado não se opõe. Charlotte conta para o advogado seu plano de deixar ciumento seu marido. Ela e o advogado conversam sob uma árvore. O Conde, que está com Desiree, vê sua esposa e propõe roleta russa com o advogado. Ele aceita e, com um tiro, tem sua orelha arranhada. Vitorioso, o Conde vai embora com Charlotte a quem propõe fidelidade.

Com a casa vazia, Madame Arnfeld e sua neta Fredrika conversam sobre o amor.

Fredrik e Desiree resolvem começar tudo de novo e ficam juntos.

No fim, Madame Arnfeld e sua neta estão sozinhas e Fridrika diz que não viu a noite sorrir, mesmo tendo observado com atenção. A avó sorri e diz que a noite sorriu duas vezes: quando jovem (Anne e Hendrik) e quando fazendo tolices (Desiree e Fridrik). É preciso esperar para ver a noite sorrir quando velha. Então, sorrindo, Madame Arnfeld morre em paz.

Ganhou 6 Tony em 1973 (Melhor Musical, Book, Original Score, Atriz - Glynis Johns/Desirré, Featured Actress - Patricia Elliott e  Figurino). Foi também indicado para Melhor Ator - Len Cariou, Featured Actor Laurence Guittard/Malcoln, Featured Actress - Herminone Gingold (Madame Armfeld), Scenic Design e Direção.)

Judi Dench ganhou o único Tony Award na montagem de 1995, interpretando Desirré.

A versão cinematográfica não obteve sucesso.  Mas ganhou Oscar de Melhor Trilha Sonora e foi indicada a Melhor Figurino em 1977. Elizabeth Taylor, Desirré, foi criticada duramente pelo seu excesso de peso.

Para assistir no youtube a peça inteira, comece por esse link: http://www.youtube.com/watch?v=SK8U3qEoazk&feature=related





0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009The Musical | by TNB