domingo, 7 de março de 2010

Moulin Rouge - Amor em Vermelho



Produzido em 2001, o filme dirigido por Baz Luhrmann, é uma adaptação de La bohème, de Giacomo Puccini; La traviata de Giuseppe Verdi, e Orphée aux enfers de Jacques Offenbach (esta inspirada no mito grego antigo de Orfeu e Eurídice). Ganhou Oscar de Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte, concorrendo também nas seguintes categorias: Melhor Atriz (Nicole Kidman), Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Som, Melhor Maquiagem e Melhor Filme. Levou dois anos para ser filmado e teve suas filmagens interrompidas por duas semanas devido a fratura da costela de Kidmann durante a gravação de uma cena de dança e, também, o rompimento do menisco que obrigou a atriz a tomar analgésico até o fim das filmagens. Foi o primeiro musical a ser indicado ao Oscar depois de 23 anos. O último tinha sido All that jazz em 1979.

Trata-se da história de um jovem escritor inglês, Christian (Ewan McGregor) que vem a Paris a fim de descobrir a vida e o amor e, assim poder escrever seu primeiro livro. Em 1899, num estúdio em Montmartre, onde se estabelece, tem o seu teto invadido por um grupo de atores que ensaia uma peça de teatro. No incidente, morre o dramaturgo e Christian resolve candidatar-se ao posto. Na noite em que conhece o diretor do já famoso Cabaret Moulin Rouge, Harold Zidler (Jim Broadbent), conhece também Satine (Nicole Kidman), a estrela da Casa, por quem se apaixona. Nessa noite, Zidler havia planejado apresentar sua estrela ao Duke (Richard Roxburgh) para que ela ajudasse o Moulin Rouge a se tornar um teatro e conseguir o respeito público que lhe faltava na capital francesa. Numa pequena confusão, Satine pensa ser Christian o Duke. Em função disso, o jovem escritor é levado ao Elefante, lugar onde fica o quarto de Satine. Ela e ele se apaixonam um pelo outro, pouco antes de Satine descobrir que houve um engano. Duke e Zidler chegam ao quarto e, com a ajuda dos atores, grupo em que se inclui o pintor Toulouse-Lautrec (John  Leguizamo), convencem o Duke a produzir a transformação do Moulin Rouge e a realização de um espetáculo em que uma jovem deverá escolher entre seu amor por um homem pobre e a segurança advinda de um relacionamento com o sultão que a quer. Quando todos saem, Satine e Christian se vêem apaixonados e, na sequência do filme, o amor só aumenta. The Duke, então, começa a desconfiar do relacionamento entre Satine e o novo dramaturgo e requer, com cada vez mais força, a presença da estrela em reuniões particulares sobre a peça teatral. Descobre-se, então, que Satine tem tuberculose e, por isso, seus dias estão contados. Entre Moulin Rouge e seu amor por Christian, ela escolhe o Sultão, fim determinado por Duke para a peça que ele produz. Na estréia do espetáculo, Christian aparece no Teatro e, nessa noite, ele descobre que Satine está morrendo, fato esse que apenas os médicos, Satine e Zidler sabiam. Os dois cantam a sua canção para o horror de Duke que tem, com isso, a prova de que Satine nunca foi sua. Satine tem uma convulsão e desmaia. Duke vai embora. Passa-se um ano desde a morte de Satine e Christian resolve, então, contar a história do encontro entre os dois no Moulin Rouge.

O filme, que tem 127 minutos, impressiona o espectador visual e sonoramente. As cores são muito intensas e o vermelho está em todos os planos. Os cortes são bastante rápidos, fazendo com o ritmo do filme deixe o espectador sem tempo para respirar. Quanto ao som, Moulin Rouge – Amor em vermelho leva o gênero musical para adiante. Como acontecia no século XIX, Moulin Rouge constrói-se a partir de uma união de músicas já conhecidas do público, o que provoca uma rápida identificação. A estética pop das escolhas musicais casa com o ritmo de videoclip da edição. O clima contemporâneo de amor fulgaz é coerente com o jeito como o amor é visto num lugar como um cabaret.

Moulin-Rouge – Amor em vemelho ainda não teve sua versão teatral. Mas, no cinema, já foi realizado anteriormente pelos seguintes diretores:


1928 – Ewald Andre Dupont
1934 – Sidney Lanfield
1940 – Andre Hugon e Yves Mirande
1952 – John Houston (Oscar de Melhor Figurino e Direção de Arte) – Adaptação do livro de Pierre La Mure, nessa versão, há o amor entre um pintor (Lautrec) e uma prostituta do Moulin Rouge, Marie Charlet.


Ficha Técnica:
Título Original: Moulin Rouge
Gênero: Musical
Duração: 02h06min
Ano de Lançamento: 2001
Site Oficial: http://www.moulinrougemovie.com/
Estúdio: Bazmark Films
Distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Baz Luhrmann
Roteiro:Baz Luhrmann e Craig Pearce
Produção:Fred Baron, Martin Brown e Baz Luhrmann
Música:Craig Armstrong e Marius De Vries
Fotografia:Donald McAlpine
Edição:Jil Bilcock
Efeitos Especiais:Animal Logic

Elenco:
Ewan McGregor (Christian)
Nicole Kidman (Satine)
John Leguizamo (Henri de Toulouse-Lautrec)
Jim Broadbent (Zidler)
Christine Anu (Arabia)
Richard Roxburgh (Duque de Monroth)
David Wenham (Audrey)
Garry McDonald
Jacek Koman
Caroline O'Connor
Natalie Jackson Mendoza
Kylie Minogue

Download: http://cine-anarquia.blogspot.com/2009/06/pedido-moulin-rouge-amor-em-vermelho.html



0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009The Musical | by TNB